segunda-feira, 10 de março de 2014

Tomate, o nosso herói!



Você sabia que o tomate é a fruta mais consumida do mundo? O tomate tem inúmeros benefícios para a sua saúde, dentre eles, é rico em vitamina A e C, a vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelos radicais livres, que aceleram o envelhecimento e é excelente para a sua visão, aumentando a sua imunidade enquanto que a vitamina C te auxilia na cicatrização e na diminuição dos níveis de estresse, além de possuir colágeno, que proporciona resistência nos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos. O tomate te ajuda a diminuir os riscos de doenças cardíacas ajudando inclusive a combater enxaqueca e dor de cabeça.

Além disso, o tomate é rico em licopeno, substância que dá cor ao fruto, uma substância antioxidante que, segundo recentes estudos, tem forte ação sobre o sistema imunológico, além da prevenção e diminuição do índice de câncer de fígado, pulmão, cólon, reto e próstata. "O licopeno é eficiente na prevenção de algumas doenças e no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo assim o envelhecimento das células", diz a nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein Rosana Cardoso. O ideal é consumir tomate pelo menos 04 (quatro) vezes por semana, pois assim há a diminuição no risco destas doenças em até 20%.

Na hora de comprar seu tomate no supermercado escolha os mais lisos, firmes e sem partes moles ou furos, manchas nem ferimentos, pois assim você evita de que estes estejam contaminados. Prefira sempre os mais vermelhos, pois estão mais maduros e com maior concentração de nutrientes. O tomate deve ser conservado na geladeira, podendo inclusive ser congelado.
Nutricionistas informam que deve-se evitar a retirada da casca do tomate, pois é justamente na casca que se concentra a maior parte dos antioxidantes e na hora do consumo, vale inclusive o cozimento do tomate, pois altas temperaturas não resultam em perdas substanciais do licopeno. "A quantidade de licopeno em produtos processados (molhos, polpas, purês, extratos, massas, sucos e ketchup) é geralmente maior que a encontrada em alimentos crus", explica a nutricionista Rosana.
E para premiar tamanhos benefícios concentrados em um único fruto, que tal uma receitinha para presentear a sua família?

Tomate recheado com ricota

Ingredientes 
  • 06 (seis) tomates médios maduros e firmes; 
  • 01 (uma) xícara de ricota; 
  • 01 (um) dente de alho picado; 
  • ½ xícara de (chá) queijo parmesão; 
  • ervas a gosto, como salsinha, cebolinha verde, manjericão; 
  • ½ xícara de farinha de rosca; 
  • 02 (duas) colheres de azeite de oliva; 
  • sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180º. Lave os tomates, e corte uma “tampa” de cada um. Retire o miolo e as sementes, transformando os tomates em pequenas “panelinhas”. Deixe escorrer por cerca de 10 (dez) minutos, até não existir mais água dentro deles.
Em uma tigela, misture todos os outros ingredientes, até formar uma pasta. Preencha os tomates com o recheio.
Em uma travessa, forre com papel alumínio e disponha os tomates com a parte cortada voltada para cima, com o recheio dentro e com a “tampinha”. Leve ao forno por cerca de 40 minutos.
Pronto, só colocar uma folhinha de manjericão para dar o grande detalhe e tchãnãnãn, seus tomates recheados estão prontos!

#alimentaçãosaudável, #tomatesrecheados, #receitasBemVindaSerafina, #receitassalgadas, #comercomqualidade, #BemVindaSerafina, #cozinhadivertida, #utensíliosdecozinha, #acessóriosdecozinha, #cozinhacriativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário