quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Benefícios do Gengibre


Benefícios do Gengibre
Atualmente, o gengibre é um forte aliado no combate de diversos distúrbios de saúde, atuando principalmente com problemas estomacais, uma vez que combate enjoos, indigestão, náuseas e perda de apetite. Ele também é poderoso mecanismo para auxílio da digestão (principalmente após alimentos gordurosos). Ele ativa o metabolismo e potencializa a queima de gordura corporal, podendo aumentar o gasto calórico de 5% a 10%.

O gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem o organismo de bactérias e fungos. A ingestão de alimentos termogênicos, como o gengibre, aumentam o gasto calórico do organismo durante a digestão. Além disso, a ingestão combate o mau hálito, cólicas mestruais e intestinais e ressaca (!). É um excelente anti-inflamatório, podendo ser utilizado para aliviar dores relacionadas a artrite, dores musculares e infecções respiratórias, como tosse e bronquite.

O chá de gengibre também é indicado como um excelente descongestionante e expectorante natural, melhorando o sistema imunológico, prevenindo inclusive o envelhecimento precoce da pele.

O gengibre pode ser consumido em sucos, em temperos e chás. Nos chás, o ideal é submergir pedaços de gengibre na água por cerca de 30 minutos, e depois fazer uma infusão desta água com mais outros pedaços na chaleira. É perfeito para o tratamento de gripes, tosses e resfriados. Em sucos, tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino.

Na hora de comprar o gengibre, prefira aqueles com a pele lisinha, assim você escolhe um com a certeza de que não está fibroso. Descarte pedaços enrugados ou com o aspecto mofado ou seco. O ideal é guardar o gengibre na parte inferior da geladeira, dentro de um saco de papel (tipo saco de pão). Assim o gengibre permanecerá fresco por várias semanas.

Só recomenda-se cuidado na ingestão em excesso para pessoas com quadros de úlcera ou gastrite, hipertensão e doenças cardíacas. É necessário cuidado no manuseio, pois assim como o limão, o gengibre pode causar manchas na pele quando exposto ao sol. Abaixo preparamos uma receita de suco desintoxicante com gengibre:

Suco desintoxicante com gengibre
- 5 g de gengibre (ou uma colher de sobremesa);
- 2 folhas de couve;
- metade de um limão;
- 2 rodelas grossas de pepino;
- linhaça;
- água.

Misture todos os ingredientes no liquidificador, bata e coe em seguida. Se preferir, pode adicionar frutas para atenuar o gosto, como abacaxi, melancia, etc.

#saúde, #gengibre, #alimentaçãosaudável, #dicasBemVindaSerafina, #gengibreésaúde, #bronquiteeresfriados, #cozinha, #BemVindaSerafina,  #acessóriosdecozinha, #utensíliosdecozinha, #cozinhadivertida, #saúdenocopo

Nenhum comentário:

Postar um comentário